Trabalhando no laptop

PERÍCIA EM ENGENHARIA

A Perícia de Engenharia é realizada para aferir as condições técnicas de imóveis, pontes, estradas, equipamentos, máquinas, edificações comerciais, industriais entre outras.

Na Engenharia ela é de fundamental importância para a segurança do usuário de edificações, já que através dela é feita a prevenção de possíveis desastres.

Isso é feito por meio de laudos e estudos aprofundados que detectam o grau de comprometimento de estruturas. Esses laudos também apontam soluções técnicas para que eventuais problemas sejam corrigidos, visando a segurança das pessoas.

Pode atuar na área de avaliações e perícias investigando, analisando informações e apresentando conclusões sobre as condições de um imóvel, de máquinas ou outros produtos relacionados à engenharia.

Uma das situações nas quais ele pode atuar é quando uma pessoa ou uma empresa se interessa por um imóvel, principalmente quando se trata de transações de altos valores. Tanto o vendedor quanto a parte compradora podem contratar este profissional para avaliar o imóvel e elaborar um laudo sobre as reais condições técnicas dele.

Pode trabalhar no processo de negociação de aluguéis de imóveis. O proprietário ou a pessoa que está alugando um edifício ou imóvel, geralmente com fins comerciais, pode chamar este profissional para fazer uma avaliação e, dessa forma, garantir que o valor cobrado no aluguel está sendo justo.

As ações judiciais são outras situações nas quais pode se fazer necessário o trabalho de um profissional de engenharia de avaliações e perícias. Sempre que um juiz não for capaz de fazer uma análise, ou se a defesa ou acusação assim desejar, pode ocorrer a contratação do engenheiro, que atestará as condições do imóvel. Pode ser em casos de herança, desabamento, usucapião, entre outros.

Através do mapeamento dos danos é que irá se determinar os testes de verificação que devem ser feitos: medições de trincas, corrosão de armaduras, ensaios de ultrassom, localização ou condição das armaduras no concreto, avaliar a Resistência do Concreto, extração de corpo de prova cujos resultados vão amparar e fundamentar a extensão do problema, as conclusões e indicações de correção pelo profissional especialista em perícias de engenharia. 

Nas Perícias de Engenharia, é obrigatória a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) instituída pela Lei nº 6496/77. Ressalte-se que, tanto o laudo pericial quanto o parecer técnico, são documentos de Engenharia e envolvem responsabilidades técnica e civil dos profissionais autores.